Ministério de Música "O segredo de Maria"

Ururaí recebe a 8ª edição do Segue-me em julho

Durante o evento, bispo diocesano de Campos celebrará missa de consagração de novos membros da Missão Malaquias

Regina de Oliveira


  


Ururaí recebe a 8ª edição do Segue-me em julho


Durante o evento, bispo diocesano de Campos celebrará missa de consagração de novos membros da Missão Malaquias


        Com o tema “Arrepende-te e retorna ao primeiro amor” (Apocalipse 2, 5b), a Diocese de Campos, através da Comunidade Católica Missão Malaquias e da Renovação Carismática Católica (RCC), está organizando a 8ª edição do Segue-me, um dos maiores encontros católicos da região que, neste ano, acontece nos dias 23, 24 e 25 de julho no Ciep João Borges Barreto no Subdistrito de Ururaí, em Campos. No último domingo (20), uma missa de entrega na Igreja Matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria reuniu alguns membros da comunidade que fizeram o convite aos fiéis presentes.




       No evento, que promete reunir mais 400 jovens a exemplo da edição de 2009, os consagrados da Missão Malaquias terão seus votos renovados durante missa celebrada pelo bispo diocesano, Dom Roberto Guimarães, no último dia de retiro. A comunidade ainda realizará a consagração de novos membros.




      “Esta é a primeira vez que realizaremos a cerimônia de renovação de votos dos consagrados e a consagração de novos membros durante o Segue-me. Terá um sentido muito especial, porque a nossa comunidade é fruto do primeiro Segue-me, na época realizado pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica, na Igreja da Lapa. Foi a partir dali que Deus nos mostrou que podíamos dar algo mais pela Igreja e nos unirmos para trabalhar a serviço dEle”, recordou um dos co-fundadores da Malaquias, Kamilla Viana Uhl.




Segunda vez em Ururaí – Mas, segundo Kamilla, a escolha do local para a realização do retiro também tem um significado importante para a comunidade. Foi também em Ururaí, há cinco anos, que o 3º Segue-me aconteceu. O retorno ao subdistrito, na opinião da consagrada, é uma vontade de Deus para que a obra iniciada seja completada e muitas graças derramadas sobre os jovens e famílias da comunidade.




      O mesmo defende a outra co-fundadora da Malaquias, Valquíria Manhães Rodrigues. De acordo com Valquíria, além do pedido do padre da paróquia, as orações da comunidade revelaram a vontade de Deus para que, através da Missão e dos servos de Ururaí, algo que ainda não está completo seja finalizado na comunidade.




         “Acreditamos e esperamos em Deus que essa seja uma vontade do Pai: que estejamos novamente aqui para resgatar os jovens para a paróquia e para Ele. Temos muitos adolescentes afastados da Igreja hoje e, não é à toa, que Deus quer que realizemos o 8º Segue-me aqui”, destacou Gilda Rangel Nascimento, membro da Missão Malaquias e ministra de Eucaristia da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Ururaí, onde também mora.




Muitos jovens são esperados – No que depender de Robson Luiz Coutinho Júnior, 21, o Ciep João Borges Barreto vai ser pequeno para a quantidade de participantes da oitava edição do Segue-me. Integrante do Ministério de Música Segredo de Maria, de Ururaí, ele pretende levar muitos amigos para estarem com ele durante os três dias de evento.




      “Estou fazendo uma campanha mesmo! Sei o quanto o Segue-me pode ser importante para eles como foi pra mim em 2008, quando participei pela primeira vez. Eu passava por um momento de dificuldades e já estava desistindo de tudo, querendo abandonar tudo. Durante o Segue-me, Deus me renovou totalmente e me fez prosseguir. Agora, me sinto na vez de ajudar a outros a ter essa renovação verdadeira que só acontece em Cristo”, revelou o músico.




       Há pouco mais de seis meses à frente da paróquia, o padre Alan Kardec Viana do Nascimento Júnior, está confiante no desejo de Deus de que seja iniciada uma nova etapa para a juventude de Ururaí. Ele espera que através do retiro, os jovens sejam arrebanhados e tenham a experiência do encontro com Deus, tornando-se jovens católicos fervorosos. “Tenho rezado muito e abracei com muita fé essa proposta de trazer novamente o Segue-me para nossa comunidade, porque acredito que Deus vai terminar sua obra aqui”, contou o padre.




      A idéia de promover um encontro para os jovens surgiu das suas primeiras impressões assim que assumiu a paróquia. Padre Alan lembra que, ao chegar à comunidade em dezembro do ano passado, ficou assustado com a realidade presenciada. Segundo ele, enquanto dentro da Igreja poucos eram os jovens que assistiam à missa, do lado de fora, na praça em frente á matriz, muitos adolescentes estavam reunidos em grupos. “Meu coração de pastor ficou apertado e viu a necessidade de fazer alguma coisa para mudar isso. Veio então, numa conversa com a Kamilla e a Gilda, a oportunidade de Deus”, finalizou.


Glédison Lobato